Resumo do Artigo
A
imagem em sala de aula: Cultura visual e a formação de consumidores (Bruna
Carolina Barbosa)
Publicidade e linguagem
Várias estratégias são usadas
para poder seduzir e alcançar o público jovem, como é o objetivo da
publicidade.
Podemos perceber a
publicidade tem estado cada vez mais presente dentro da sociedade, pois ela
pretende através da imagem de marcas e produtos, atrair e influenciar as mentes
dos consumidores, oferecendo e criando desejos de consumirem aquele determinado
produto e satisfazer assim suas vontades.
Publicidade assim como
propaganda tem sua origem não nos dias de hoje, ela surgiu á tempos atrás.
Quando as indústrias começaram a se desenvolver e crescer, então perceberam que
precisariam divulgar para influenciar a respeito de suas mercadorias e
produtos, garantindo o seu espaço no mercado e para vencer a competividade.
As propagandas são classificadas de forma que
abranger dois termos: As propagandas não
comerciais que seriam, por exemplo, as propagandas de organizações não
governamentais, e as propagandas
comerciais: é uma mensagem com a finalidade de
difundir ao público alvo, idéias sobre uma marca, produto ou serviço de empresas
ou comércios, na qual anunciam e expõe seus produtos nos diversos meios de
comunicação: revistas, jornais, filmes, internet, TV, entre outros que
já são as que vendem um produto, serviços ou imagem ao consumidor.
A propaganda usa fortes
ferramentas para conquistar o cliente usando na sua construção imagens bonitas
e agradáveis, a linguagem, muitas vezes usam atores e atriz famosos para atrair
mais atenção do público. Ela exerce sua função que através de suas ações planejadas
e sedutoras, faz com que as pessoas acreditem que precisem adquirir o produto.
As pessoas compram muitas
vezes automóveis, roupas, objetos elétricos, de marcas, pensando que assim
adquirido algo que está na moda ou sendo usado pelas pessoas, serão mais
aceitos na sociedade agradando, que estarão pertencendo a uma categoria
influente, o que em muitas ocasiões deixam ser quem são ou não usam o que
gostam com medo de desagradar e ser visto diferente pelas pessoas. De um modo
geral a publicidade exerce uma grande força sobre o consumidor.
A imagem em sala de aula
O autor Alan
Vendrame afirma que “As propagandas que mais chamavam a atenção dos estudantes
estava associadas à sexualidade, humor e futebol”, adolescentes brasileiros já
desenvolvem dependência do álcool por fato da incentivação que é passada
através das propagandas.
Esses anúncios
associam a imagem em relação ao prazer, que criar na cabeça do interlocutor
desse modo faz com que as pessoas se convençam que aquele é um bom produto e
vai lhe agradar.
Esse é um
assunto que deve também ser tratado e discutido nos lares familiares e nas
salas de aulas, pois são delas que se constrói um ensino e é passado pra os filhos
e alunos, onde depois eles irão aprender e praticar o que foram lhes ensinado,
e nessa hora eles devem estar preparados para lhe darem com esse tipo de
situação sedutora, que meche com o psicológico e com a forma de pensar, que
somente fará parte da sociedade se comprarem e consumirem determinados
produtos.
As escolas junto
com as famílias devem ter um ensino de educação para passar para os alunos
sobre a influência da mídia, para eles que consigam olhar para as propagandas
de uma maneira mais crítica e cuidadosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário