terça-feira, 11 de dezembro de 2012



Resumo do Artigo 
A imagem em sala de aula: Cultura visual e a formação de consumidores (Bruna Carolina Barbosa)

Publicidade e linguagem
Várias estratégias são usadas para poder seduzir e alcançar o público jovem, como é o objetivo da publicidade.
Podemos perceber a publicidade tem estado cada vez mais presente dentro da sociedade, pois ela pretende através da imagem de marcas e produtos, atrair e influenciar as mentes dos consumidores, oferecendo e criando desejos de consumirem aquele determinado produto e satisfazer assim suas vontades.
Publicidade assim como propaganda tem sua origem não nos dias de hoje, ela surgiu á tempos atrás. Quando as indústrias começaram a se desenvolver e crescer, então perceberam que precisariam divulgar para influenciar a respeito de suas mercadorias e produtos, garantindo o seu espaço no mercado e para vencer a competividade.
 As propagandas são classificadas de forma que abranger dois termos: As propagandas não comerciais que seriam, por exemplo, as propagandas de organizações não governamentais, e as propagandas comerciais: é uma mensagem com a finalidade de difundir ao público alvo, idéias sobre uma marca, produto ou serviço de empresas ou comércios, na qual anunciam e expõe seus produtos nos diversos meios de comunicação: revistas, jornais, filmes, internet, TV, entre outros que já são as que vendem um produto, serviços ou imagem ao consumidor.
A propaganda usa fortes ferramentas para conquistar o cliente usando na sua construção imagens bonitas e agradáveis, a linguagem, muitas vezes usam atores e atriz famosos para atrair mais atenção do público. Ela exerce sua função que através de suas ações planejadas e sedutoras, faz com que as pessoas acreditem que precisem adquirir o produto.
As pessoas compram muitas vezes automóveis, roupas, objetos elétricos, de marcas, pensando que assim adquirido algo que está na moda ou sendo usado pelas pessoas, serão mais aceitos na sociedade agradando, que estarão pertencendo a uma categoria influente, o que em muitas ocasiões deixam ser quem são ou não usam o que gostam com medo de desagradar e ser visto diferente pelas pessoas. De um modo geral a publicidade exerce uma grande força sobre o consumidor.
A imagem em sala de aula
O autor Alan Vendrame afirma que “As propagandas que mais chamavam a atenção dos estudantes estava associadas à sexualidade, humor e futebol”, adolescentes brasileiros já desenvolvem dependência do álcool por fato da incentivação que é passada através das propagandas.
Esses anúncios associam a imagem em relação ao prazer, que criar na cabeça do interlocutor desse modo faz com que as pessoas se convençam que aquele é um bom produto e vai lhe agradar.
Esse é um assunto que deve também ser tratado e discutido nos lares familiares e nas salas de aulas, pois são delas que se constrói um ensino e é passado pra os filhos e alunos, onde depois eles irão aprender e praticar o que foram lhes ensinado, e nessa hora eles devem estar preparados para lhe darem com esse tipo de situação sedutora, que meche com o psicológico e com a forma de pensar, que somente fará parte da sociedade se comprarem e consumirem determinados produtos.
As escolas junto com as famílias devem ter um ensino de educação para passar para os alunos sobre a influência da mídia, para eles que consigam olhar para as propagandas de uma maneira mais crítica e cuidadosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário