quarta-feira, 24 de outubro de 2012



Tecnologia Social : Método Mãe Canguru

O Método Mãe-Canguru (MMC) substitui o uso de incubadoras nos cuidados aos bebês prematuros ou de baixo peso, onde seus principais elementos são o AMOR, CALOR e LEITE MATERNO.
Quando o prematuro já ganha estabilidade clinica é levado para junto do colo de sua mãe e ali permanece enquanto ganha peso e condições de amamentar até o momento da alta.
A posição canguru é essencial para essa tecnologia social, onde o bebe é colocado junto ao seio materno e ali mantido através de uma faixa de tecido, simulando um canguruzinho.
Por ser uma tecnologia humanizada, é baseada em tópicos e a mãe é principal elemento. Ao invés de elementos eletrônicos e aparelhos são substituídos em sua implementação por emoções e sentimentos. Quando programamos uma incubadora para receber um bebe escolhemos uma temperatura adequada, checamos conexões, alarmes, etc. Quando nossa incubadora é a mãe deveremos cuidar para que ela seja colocada em uso em boas condições emocionais e afetivas uma vez que dali sairá o calor, o amor e o leite materno necessários ao crescimento e desenvolvimento do bebe.
Necessariamente para que ocorra tudo corretamente esse método, requer cuidado, amor, zelar pelo bebê, o proteger. Não é uma simples prescrição, como a incubadora ou a Penicilina. Não é a condenação do bebe à uma posição e da mãe à um fardo. É uma tecnologia inteira - humanizada. E contem cuidado, cuidado com o bebe prematuro que necessita, antes de tudo, de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário