quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Livro: Sociologia para Ensino Médio - Capitulo: 6 - página: 170 e 181
Cultura e Ideologia

Cultura e ideologia talvez sejam os conceitos mais amplos das ciências sociais, com diferentes definições.
Ideologia é um “sistema de ideias e de juízes, explicita e geralmente organizado, que serve para descrever, explicar, interpretar ou justificar a situação de um grupo ou de uma coletividade e que, inspirando-se em larga medida em certos valores, propõe uma determinada orientação a acção histórica desse grupo ou dessa coletividade”. (G.Roncher)
Para alguns cultura está em expressar suas ideias ou a arte, religião, linguagem e outros, enquanto para outro grupo cultura pode ser determinada por elementos mais concretos e assim por diante, dezenas e pessoas podem ter diferentes definições.
Félix Guattari, pensador Frances, reuniu os diferentes significados de cultura em três grupos por ele designados cultura-valor, cultura-alma e cultura-mercadoria.
Cultura segundo a Antropologia: O conceito de cultura com freqüência é vinculado a Antropologia, como se fosse específico dessa área do conhecimento.
De acordo com Edward B. Taylor cultura é um conjunto complexo de conhecimentos, crença, artes, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade. Vivemos em um país onde há misturas de raças, roupas, cores, comidas entre outras variedades. Cada grupo de pessoa nasce já aprendendo como se deve ser, comporta e agir de acordo com o ambiente que vive.
Assim, podemos concluir que é a cultura que determina a diferença de comportamento entre os homens. O homem age de acordo com os seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado.
Já de acordo o antropólogo lema Franz Boas “Ele pesquisou as diferentes formas culturais e demonstrou que as diferenças entre os grupos e sociedades humanas eram culturais e não biológicas.”
Desde a antiguidade, têm-se tentando explicar s diferenças de comportamento entra os homens, a parti das diversidades genéticas ou geográficas. E com isso vários antropólogos tentam explicar o conceito de cultura vinculado a antropologia.
Convivência com a diferença: O etnocentrismo: Observa-se, no entanto, a grande dificuldade na aceitação das diversidades em uma sociedade ou entre sociedades diferentes, pois os seres humanos tendem a tomar o seu grupo ou sociedade como medida para avaliar os demais. Comportamentos que podem levar a intolerância, que é quando nos recusarmos a aceitar o próximo como ele é que também está ligada ao preconceito. Atitudes que trazem com isso sérias conseqüências que acaba causando violências, manifestações e guerras.
Cultura Erudita e Cultura Popular: Cultura erudita se sente superior pelo fato de fazer parte de uma elite social, como econômica, política e cultural. Ela é frequentemente passada por meio de museus, bibliotecas, conservatórios musicais e objetos.
Diferente da cultura erudita a popular é mais simples e comum associada ao povo e encontrada por meio das danças, artesanato, uma culinária tradicional, música e entre outros. Onde quem cria é o povo em um sentido que o importante não é a obra produzida e sim o criador.
A ideologia, suas origens e perspectivas: O termo ideologia foi utilizado inicialmente pelo pensador francês Destutt de Tracy. Ele durante suas pesquisas procurou fenômenos sensíveis que de algum modo interferiam durante as nossas escolhas, vontade, ideias e a razão.
Contrapondo-se a muitos autores que creditavam que as ideias transformavam e definiam a realidade, Marx afirmava que existência social condicionavam a consciência dos indivíduos sobre a situação em que viviam.
A ideologia no Cotidiano: Durante o nosso dia-a-dia há várias formar de observarmos a presença da ideologia, por meio dos pensamentos, atitudes e ideias que representam o que uma pessoa ou grupo da sociedade pensa.
Podemos encontrar a ideologia também no mercado consumidor, os produtos hoje em dia causam grande influência nas pessoas, com imagens de perfeição, moda e modernismo em relação aos produtos, que acabam de algum modo influenciando-lhes a se tornarem consumidores.
Podemos dizer que a um modo capitalista de viver, de sentir e de pensar.
Outras formas ideológicas que são desenvolvidas durante o nosso cotidiano, é a ideia da felicidade, que para muitos está associada a bens materiais, posição profissional, condição financeira, saúde e relacionamento amoroso. Que muitas vezes essas formas de pensar são influenciadas por meios de livros, novelas, revistas, filmes formas de pensar que são passada par nós, que nos fazem ter essa ideia de pensamento.
Concluímos que a parti dos seus conceitos cultura e ideologia está frequentemente interligados um com o outro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário